Facebook Linkedin Twitter Instagram Youtube
  • Home
  • Quem somos
  • O que fazemos pelo governo
    • Trainee de Gestão Publica
    • Atração e Seleção de Gestores Escolares
    • Mapeamento de Competências de Gestores Escolares
    • Ubuntu – Desenvolvendo Lideranças Negras
    • Jornada de Desenvolvimento de Profissionais Públicos
  • Apoie
  • Contato
  • #REDEVETOR
Menu
  • Home
  • Quem somos
  • O que fazemos pelo governo
    • Trainee de Gestão Publica
    • Atração e Seleção de Gestores Escolares
    • Mapeamento de Competências de Gestores Escolares
    • Ubuntu – Desenvolvendo Lideranças Negras
    • Jornada de Desenvolvimento de Profissionais Públicos
  • Apoie
  • Contato
  • #REDEVETOR
BLOG
Joice fernanda marco

Duas ONGs maduras e unidas na mesma missão: melhorar o setor público brasileiro

Imagine um Brasil em que todas as crianças são alfabetizadas na idade certa. Um país em que a aprendizagem ao final do ensino fundamental é adequada, sem desigualdade racial. O setor público brasileiro tem muitos líderes de impacto, representando a diversidade do país e qualificados para os maiores desafios. Posições críticas dos governos federal, estaduais e municipais são ocupadas por pessoas preparadas e diversas. Esse cenário ainda parece um sonho distante. Mas dizem que “sonho que se sonha junto é realidade”, e há pessoas empenhadas em fazê-lo acontecer. 

 

Joice Toyota - Diretora Executiva do Vetor Brasil - Foto Mateus Lima

Duas delas são Joice Toyota e Marco Camargo, co-diretores executivos do Vetor Brasil. Em 7 anos de existência, a organização já atuou com mais de 8 mil profissionais em mais de 200 órgãos públicos, auxiliando governos na solução de desafios por meio da inovação em gestão de pessoas. A equipe do Vetor acredita que uma rede de profissionais engajada e diversa pode potencializar ainda mais o impacto do setor público brasileiro e provocar mudanças positivas em escala no país. Para tanto, apoia os governos a conhecer o potencial de seus times para desenvolver melhor suas habilidades, encontrar novos profissionais preparados e dispostos a responder às necessidades da população, e formar uma equipe engajada, diversa e de alta performance para gerar impacto social em todo o país. 

 

*Saiba mais sobre as soluções oferecidas pelo Vetor Brasil hoje.

Fernanda Patriota, diretora executiva do Instituto Gesto, também está comprometida com o fortalecimento da educação e da gestão pública em municípios e estados brasileiros. O Gesto também trabalha em três frentes: o programa Formar, que tem como objetivo contribuir com a gestão pedagógica e administrativa das secretarias de ensino; o programa Plantar, que promove a conservação das florestas da Amazônia por meio do avanço do desempenho educacional integral; e o programa Fortalecer, que apoia estados e municípios na construção e implementação de políticas para suas lideranças. Os programas de educação (Formar e Plantar) já alcançaram mais de 1,6 milhão de estudantes do Ensino Fundamental em 30 territórios. No pilar de gestão estratégica (programa Fortalecer), foram realizadas parcerias em 8 territórios. 
Fernanda Patriota - Diretora Executiva do Gesto - Foto Mateus Lima

*Saiba mais sobre as soluções oferecidas pelo Instituto Gesto hoje.

Joice, Marco, Fernanda e as equipes de Vetor e Gesto trilhavam caminhos distintos, mas já compartilhavam a mesma visão de longo prazo: desenvolver a capacidade institucional dos governos como forma de gerar impacto em escala. Em 2022, começaram uma aproximação que está prestes a virar casamento: decidiram se unir na missão de melhorar o setor público brasileiro. Ao longo de 2023, as organizações vão passar por um processo de fusão que resultará em uma nova organização, maior e mais bem posicionada para impactar positivamente o Brasil com soluções sustentáveis e escaláveis. 

“Temos orgulho de tudo o que construímos até aqui e sabemos que juntas podemos gerar mais impacto positivo para o Brasil. Ambas as organizações trabalham potencializando pessoas em contextos chave para o desenvolvimento do setor público: na educação de crianças e jovens e na formação de líderes e órgãos para gerar impacto social em escala e com eficiência. Agora, temos o potencial de criar um portfólio completo de produtos para os gestores públicos, uma solução única e central para o governo e as secretarias”, diz Joice. “A fusão vai alavancar recursos, aprimorar nossas ações e trazer melhores resultados no apoio aos governos. Vamos continuar a construir uma sociedade próspera, sustentável e com equidade, fortalecendo as pessoas e as práticas de gestão para a geração de políticas públicas eficazes para a população. E, juntos, nosso impacto será muito mais potente.”

Joice Toyota e Fernanda Patriota
Joice Toyota e Fernanda Patriota - Foto Mateus Lima

Segundo Fernanda, o jeito de trabalhar das duas organizações também traz semelhanças. “Gerenciamos programas com uma metodologia customizável e baseada em indicadores de sucesso, KPIs, cases de sucesso e referências acadêmicas. Construímos soluções coerentes que respeitam a realidade local e visam a perenidade e eficiência nos processos de gestão. Nossa abordagem é contemporânea e colaborativa para lidar com novos desafios e promover transformações profundas no jeito de se fazer gestão pública no país. Por fim, criamos capacidade de gestão dentro dos governos e temos resultados comprovados em diferentes territórios”, afirma.

No Brasil, processos de fusão no terceiro setor são pouco usuais. Em outros países, como nos Estados Unidos, é relativamente comum organizações sem fins lucrativos com objetivos similares se unirem para ganhar ainda mais força para alcançar seus objetivos.

No caso de Vetor e Gesto, o processo de fusão está sendo cuidadosamente planejado, com a liderança das duas organizações. “Não é o Gesto que adquire o Vetor e nem o Vetor que adquire o Gesto. A fusão se trata de uma parceria do mais alto nível de duas organizações que compartilham da mesma ambição de melhorar o setor público brasileiro”, reforça Marco.

“Desde o final de 2022 estamos em conversa com a equipe do Gesto, nos conhecendo, encontrando as similaridades entre nossos programas e planejando. Tem sido uma experiência muito bacana, e os times estão empolgados.”

Marco Camargo - Co-CEO do Vetor

No curto prazo, ambas as marcas coexistem e se mantêm ativas alavancando todo o reconhecimento que possuem com governos, doadores e lideranças no Brasil inteiro. “Vetor e Gesto já são organizações reconhecidas pela sua excelência e entrega de resultados – e isso não vai mudar. Iniciamos no primeiro trimestre deste ano um processo gradual de fusão que será finalizado até o início de 2024. Estamos construindo um cronograma considerando os colaboradores, a continuidade das parcerias com os territórios e a sinergia entre as metodologias dos programas tanto do Vetor quanto do Gesto. Até lá, teremos novo nome, nova estrutura e nova governança”, conta Fernanda.

Time Vetor e Gesto - Foto Mateus Lima
Time Vetor e Gesto - Foto Mateus Lima

Nesta semana, entre 7 e 9 de março, as equipes de Vetor e Gesto se encontraram pela primeira vez em uma imersão presencial conjunta, em São Paulo. “Foi uma oportunidade única de experimentar novas formas de colaboração e descobrirmos, juntos, como será a nossa nova dinâmica de trabalho. Ao nos reunirmos presencialmente, compartilhamos nossas experiências e aprendemos com o outro time”, diz Fernanda. 

“Após o período eleitoral e a chegada dos novos governos estaduais, vivemos uma janela de oportunidades muito importante, não só para aprofundar o trabalho que estamos fazendo, mas também expandir este trabalho para onde gostaríamos de chegar”, pontua Marco. Para ele, faz muito sentido unir esforços neste momento, a fim de utilizar o que existe de melhor nas duas organizações, aproveitando o aprendizado, e agindo de forma conjunta.

Vetor e Gesto contam com mais de 20 pessoas, fundações ou empresas – nacionais e internacionais – que financiam seus programas. Entre eles, doadores de peso como Mackenzie Scott, VélezReys+ (de David Vélez e Mariel Reyes), Imaginable Futures (de Pierre Omidyar), CLUA (Climate and Land Use Alliance), Fundação Lemann, Instituto humanize, República.org, Fundação Behring, Instituto Natura, Porticus e Itaú Social. A expectativa é que a organização combinada atraia ainda mais parceiros que compartilham do mesmo sonho para ajudar a torná-lo realidade. “Nossos objetivos são ambiciosos, por isso, precisamos de novos parceiros para chegar lá”, diz Joice.

Post Anterior
Próximo Post

Pesquisar

Últimas do Blog

Coluna Painel S/A: ONGs de educação preparam processo de fusão

Coluna Painel S/A: ONGs de educação preparam processo de fusão

14/03/2023
Duas ONGs maduras e unidas na mesma missão: melhorar o setor público brasileiro

Duas ONGs maduras e unidas na mesma missão: melhorar o setor público brasileiro

14/03/2023
Inscrições abertas para o Ubuntu 2023

Inscrições abertas para o Ubuntu 2023

13/03/2023
Programa + Líderes reúne autoridades municipais para apresentação de projetos-piloto

Programa + Líderes reúne autoridades municipais para apresentação de projetos-piloto

27/01/2023
Residente em Gestão Pública inova com projeto que contribui para uma educação de qualidade

Residente em Gestão Pública inova com projeto que contribui para uma educação de qualidade

06/01/2023
Artigo: Lei das Estatais: mudar para quê? – Joice Toyota e Rafael Leite

Artigo: Lei das Estatais: mudar para quê? – Joice Toyota e Rafael Leite

26/12/2022

Menu

  • Home
  • Quem somos
  • Transparência
  • Apoie
  • Contato

Siga nossas redes sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Linkedin

Newsletter

Copyright © 2022 Vetor Brasil

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência, ou seja armazenamos dados para análise e produção de conteúdo adaptado ao seu interesse. Ao clicar em Aceitar você concorda em armazenar cookies em seu dispositivo. Para saber mais, leia nossa Política de Privacidade
Configuração de CookiesAceitar
Política de Privacidade.

Visão geral de privacidade


Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Mas desativar alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.

SALVAR E ACEITAR