Prefeitura de Salvador e Vetor Brasil se reúnem para apresentação de Matriz de Competências
O assunto gestão de pessoas no setor público é um tema estratégico para potencializar os resultados que os governos precisam entregar à sociedade. Por este motivo, foi criado o Comitê Gestor do Programa de Apoio Estratégico a Governos, que teve sua primeira reunião com a Prefeitura de Salvador (BA) na última quinta-feira, 27. A iniciativa é fruto da parceria entre a prefeitura da capital baiana, o Vetor Brasil e a R122, hub de transformação e aceleração de lideranças.
A ocasião contou com a participação de Thiago Martins Dantas, secretário e Gustavo Moris, diretor da Secretaria de Gestão (SEMGE); Giovanna Victer, secretária na Secretaria da Fazenda (SEFAZ); Marcelo Oliveira, secretário Municipal de Educação (SMED); Moyses de Oliveira Andrade Junior, subchefe da Casa Civil; Luciana Rodrigues Vieira Lopes, procuradora geral do Município; Maurício Rosa Lima e Marcelo Silva, diretor e inspetor geral da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCMS).
Espaço de escuta, troca e tomada de decisões
O Vetor Brasil foi representado pela coordenadora do Programa de Atuação Intensiva, Maitê Sanches e as analistas de projetos Giovana Munhoz de Oliveira e Thais Vieira. O Comitê foi pensado para ser um espaço de escuta, troca e tomada de decisões estratégicas para o melhor desenvolvimento das atividades planejadas visando a capacitação das lideranças públicas no tema de Gestão Estratégica de Pessoas por Competências.
Durante o evento online, aconteceu a apresentação da Matriz de Competências de Liderança, primeiro resultado construído com as lideranças que estão participando das atividades e apresentado os próximos passos. De acordo com Dantas,o projeto foi desenvolvido com seriedade e dedicação, apesar do momento eleitoral na região.
Segundo Maitê Sanches, o entendimento é de que a primeira ação estruturante para falar de gestão de pessoas é a construção de uma matriz de competências para lideranças. A partir da definição, são elaboradas as avaliações e depois dos resultados, é construído um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para potencialização de práticas de avaliação de desempenho. “É necessário compreender o que são essas competências comportamentais, como Salvador olha para seus líderes e o que é demandado deles, considerando os desafios específicos”, afirma.
“A gente fez alguns encontros temáticos com pessoas das equipes de sete secretarias selecionadas para este piloto. Foi um trabalho feito a muitas mãos. A ideia é que a Matriz de Competências seja usada por todas as secretarias e que fundamente as ações das áreas de Gestão de Pessoas voltadas para atração, seleção, desenvolvimento, desempenho e engajamento de lideranças ”, pontuou Sanches.
Matriz de Competências é inspirada em modelo da ENAP
A Matriz de Competências de Liderança da Prefeitura de Salvador foi elaborada a partir do modelo da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), que elenca nove eixos de habilidades para gestão de pessoas no setor público. A metodologia é utilizada em países que são referências em gestão de pessoas, como Estados Unidos, Canadá e Chile.
As competências, para este projeto, foram definidas com o objetivo de suscitar a gestão estratégica de lideranças que promovam a mudança de cultura da gestão de pessoas e capacitar o Estado para oferecer respostas efetivas a legítimas necessidades, demandas e expectativas dos usuários e da sociedade.