Ubuntu: Está no ar a campanha de financiamento coletivo para fortalecer o programa
Ter mais pessoas negras ocupando cargos de liderança no setor público é urgente para pensar em políticas públicas que tragam soluções efetivas para os desafios enfrentados pela população negra.
Pensando em fortalecer as potências negras no setor público, a Vetor Brasil lançou o programa Ubuntu, uma formação completa com 100 horas focadas em desenvolver competências essenciais para lideranças, como gestão de pessoas e competências socioemocionais.
A cada R$1 de doação, a plataforma Alas, parceira nessa iniciativa, doa mais R$2, triplicando o valor. Com o seu apoio recebido, o objetivo do programa é impulsionar a ocupação de pessoas negras em espaços de decisão nas instituições públicas, por meio de um processo de seleção, formação e acompanhamento de profissionais negros que atuam no setor público. Além disso, o valor arrecadado irá viabilizar a realização de uma imersão presencial com todos os participantes do programa.
A representatividade no governo é o primeiro passo para melhorar a criação de políticas públicas e, consequentemente, combater as desigualdades, mas ainda é um objetivo a ser alcançado. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, embora cerca de 54% da população brasileira seja negra, apenas 37,1% dos profissionais públicos federais negros ocupam posições de liderança. Para mudar esse cenário, a Vetor Brasil criou o Programa Ubuntu, com o objetivo de ampliar e consolidar a participação de profissionais públicos negros e indígenas em posições de liderança no setor público e querem desenvolver ações antirracistas em seus órgãos.
Para contribuir com o financiamento coletivo para fortalecer o programa Ubuntu em 2023, acesse e doe: https://benfeitoria.com/projeto/ubuntu