VélezReyes+ e Fundação Lemann anunciam parceria com foco em educação para o futuro
24/10/2022 – A Fundação Lemann e a plataforma VélezReyes+ anunciam nesta segunda-feira (24) uma parceria estratégica de cinco anos para acelerar a expansão de sete iniciativas na área de educação e desenvolvimento de lideranças. Por esse acordo, a organização criada pelo empresário Jorge Paulo Lemann, cofundador do Grupo 3G Capital, controlador da Ab InBev e homem mais rico do Brasil (com patrimônio de US$ 13,7 bilhões), se unirá à plataforma filantrópica criada neste mês por David Vélez, fundador e CEO do Nubank – que chegou a atingir um valuation de US$ 40 bilhões no final do ano passado.
As iniciativas que receberão o suporte da parceria inédita são: Associação Nova Escola, Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, Ensina Brasil, MegaEdu, Insper, Legisla Brasil e Vetor Brasil. Segundo Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, essas instituições foram selecionadas por terem “alto potencial de escala”.
“Não queremos inventar a roda da filantropia. Por isso seguimos a visão de David Vélez, que é beneficiar as organizações através da aceleração de projetos que já estão em andamento”, afirma Mizne. A parceria também pretende inspirar lideranças comprometidas com o desenvolvimento social do país. “Queremos formar pessoas diversas, com a cara do Brasil, e que tenham o compromisso de gerar impacto social positivo no futuro.”
Cadeira no conselho
Além do trabalho em conjunto das duas organizações, David Vélez também passará a integrar o conselho da Fundação Lemann. “Muitas vezes, uma organização complementa a atuação de outra e contribui para a profundidade e relevância do impacto. Aqui no Brasil, a VelezReyes+ atua com um ecossistema de organizações cujos objetivos seguem na mesma direção: destravar o potencial humano do país, avançando com qualidade e equidade rumo a um futuro mais justo para todos e todas”, disse Vélez em comunicado.
Nesse sentido, a parceria com a Fundação Lemann nada mais é do que um complemento ao que ele pretende fazer com a VélezReyes+, que fundou em 10 de outubro de 2022, ao lado da esposa, a empreendedora peruana Mariel Reyes. “Queremos trazer um novo olhar para a filantropia na América Latina, para empoderar empreendedores sociais que estão contribuindo para solucionar um dos problemas mais complexos da sociedade: a distribuição desigual no acesso a oportunidades”, afirmou em seu perfil no LinkedIn.
“O objetivo da VélezReyes+ é combinar tecnologia, inovação e filantropia”, diz Elisa Mansur, diretora da plataforma filantrópica. Nada mais natural, então, do que ajudar a aumentar o impacto de organizações ligadas ao ecossistema da Fundação Lemann, que há 20 anos trabalha com transformação social no Brasil. “A educação é um dos pilares de investimento do projeto, pois é através do seu desenvolvimento que conseguiremos resolver os grandes problemas sociais que ainda enfrentamos no país”, diz Mansur.
Adeus à fortuna
Antes de fundar a VélezReyes+, David e Mariel já haviam assinado, em agosto de 2021, um compromisso com o “The Giving Pledge”, um projeto de bilionários – iniciado por Bill e Melinda Gates e Warren Buffett – que se comprometem a doar, durante sua vida, a maior parte de sua riqueza à filantropia.
Na época, o casal disse, em comunicado, que a iniciativa tinha como um de seus objetivos fazer com que os filhos “construam seu próprio caminho”. “Queremos criar um ambiente familiar onde nossos filhos recebam todo o amor e apoio de que precisam, ao mesmo tempo em que sejam capazes de sentir aquela ‘sensação de desespero’ que todo ser humano precisa, aquele sentimento de que queremos desesperadamente algo que nos falta, o que nos leva a trabalhar muito para consegui-lo”, dizia o texto.
Reprodução ÉPOCA NEGÓCIOS