Prefeitura de Salvador e Vetor Brasil avançam em etapas do programa LIDGov
O Comitê Gestor do Programa de Apoio Estratégico a Governos, formado pela Prefeitura de Salvador (BA), Vetor Brasil e pela R122, se reuniu na última quinta-feira, 24, para apresentar os resultados do programa Lideranças Públicas e Gestão de Pessoas (LIDGov). A iniciativa tem o objetivo de potencializar a gestão de pessoas em sete secretarias da capital baiana e servir de modelo para as demais pastas do município.
A coordenadora do Programa de Atuação Intensiva, Maitê Sanches e as analistas de projetos Giovana Munhoz de Oliveira, Thais Vieira e Dennisy Figueiredo representaram o Vetor Brasil na ocasião. O Projeto LIDGov foi desenvolvido a partir da Matriz de Competências de Liderança, apresentada em outubro deste ano. Na época, houve a avaliação das competências e a realização de três oficinas com diretores das pastas. A mesma etapa do projeto foi replicada com coordenadores e gerentes no começo de novembro.
Assessments individuais estão em andamento
A etapa atual de assessments individuais está em andamento até 12 de dezembro, que são entrevistas individuais com diretores. Conforme o secretário de Gestão da prefeitura de Salvador, o consenso é construir esse processo como um projeto piloto, um dos resultados esperados é justamente a aquisição de competências e que no futuro possa existir uma ampliação a todas as pessoas elegíveis dentro desse critério de liderança para repassar para os seus semelhantes.
“Tudo que foi apresentado até aqui tem uma lógica bastante consistente e é possível a partir desse Mapeamento, e das informações que vão estar contidas nele, realmente pensar em outras tantas iniciativas e extrair o máximo proveito, no sentido de que nossas lideranças meçam as competências estabelecidos e possam trabalhar uma capacitação específica. Eu vejo um grande espaço para aumentar o escopo dessa iniciativa”, ressaltou o secretário Thiago Dantas.
De acordo com Maitê Sanches, as pessoas que estão participando do mapeamento avaliam a experiência positivamente, há relatos de pessoas que já estão aplicando as atividades com colegas da sua área e a ideia é que isso possa acontecer gradualmente com as lideranças de cada secretaria. “Gestão de pessoas é um tema difícil, falar de Liderança é mais difícil ainda, considerando a gestão pública. Então quando a gente fala em mudança de cultura, é um passo de cada vez até conseguirmos transformar a estrutura”, explicou ela.
“A gente tem notado em Salvador e outros territórios, que a avaliação é o momento em que os servidores se sentem valorizados, no sentido de que alguém dá importância ao seu trabalho. Surpreendeu a mim e a minha equipe, porque a gente achou que as pessoas fossem ficar receosas, mas a gente sempre explica que o intuito do processo é desenvolver as competências. São efeitos muito importantes e efeitos rápidos nas pessoas. Tem sido muito gratificante estar deste lado, acompanhando o processo”, completou a coordenadora do projeto.
Após Assessments, Mapeamento das competências será apresentado
Os assessments que estão em andamento têm a duração de até duas horas e buscam e abordam a trajetória profissional dos participantes, analisar as competências identificadas e fazer reflexões e esclarecimentos, o intuito é gerar aprendizado e autoconhecimento para elaboração de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).
Depois dessa etapa, os participantes receberão um relatório detalhado com notas, comentários e os pontos fortes e os de desenvolvimento. Já as secretarias receberão um Mapeamento das Competências de Gestão de Pessoas, com um compilado das informações para que possam trabalhar o desenvolvimento das lideranças em suas equipes.
As competências, para este projeto, foram definidas com o objetivo de suscitar a gestão estratégica de lideranças que promovam a mudança de cultura da gestão de pessoas e capacitar o Estado para oferecer respostas assertivas às necessidades, demandas e expectativas da sociedade.
O encontro do Comitê Gestor teve a participação do secretário Thiago Dantas e do diretor Gustavo Moris, da Secretaria de Gestão (SEMGE); Marcelo Oliveira, secretário Municipal de Educação (SMED); Luiz Carreira, chefe da Casa Civil; Maurício Correa, diretor Secretaria da Fazenda (SEFAZ); Luciana Rodrigues Vieira Lopes, procuradora geral do Município; Maurício Rosa Lima e Marcelo Silva, diretor e inspetor geral da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCMS).