Facebook Linkedin Twitter Instagram Youtube
  • Home
  • Quem somos
  • O que fazemos pelo governo
    • Autodiagnóstico em Equipe
    • Trainee de Gestão Publica
    • Atração e Seleção de Gestores Escolares
    • Mapeamento de Competências de Gestores Escolares
    • Central Vetor – Plataforma de Vagas no Setor Público
    • Ubuntu – Desenvolvendo Lideranças Negras
    • Jornada de Desenvolvimento de Profissionais Públicos
    • Formação Online de Gestores Escolares
  • Apoie
  • Contato
  • #REDEVETOR
Menu
  • Home
  • Quem somos
  • O que fazemos pelo governo
    • Autodiagnóstico em Equipe
    • Trainee de Gestão Publica
    • Atração e Seleção de Gestores Escolares
    • Mapeamento de Competências de Gestores Escolares
    • Central Vetor – Plataforma de Vagas no Setor Público
    • Ubuntu – Desenvolvendo Lideranças Negras
    • Jornada de Desenvolvimento de Profissionais Públicos
    • Formação Online de Gestores Escolares
  • Apoie
  • Contato
  • #REDEVETOR
BLOG
Vetores Black

Vetor amplia diversidade e favorece Vetores Black, grupo de acolhimento para colaboradores

Na semana em que o país relembra o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), o Vetor Brasil comemora mais uma vez a ampliação do quadro de profissionais negros (pretos e pardos) na equipe. Até o início de 2022, esses colaboradores representavam 21% das pessoas que trabalham na organização. A meta era que essa composição chegasse a 35%. Em maio, lançamos um processo seletivo exclusivo para pessoas negras, o que permitiu chegarmos ao final do ano com 53% de diversidade racial. 

Vetores Black

Mais que ampliar a diversidade racial na organização é necessário criar ambientes de acolhimento para que esses talentos se sintam pertencentes ao grupo. Nesse sentido, a Unidade de Impacto de Diversidade, Equidade e Inclusão implantou o Vetores Black, um espaço de aquilombamento online para que os colaboradores que se autodeclaram negros (pretos e pardos), encontrem um ambiente seguro para compartilhar suas experiências, anseios, dores, celebrações, oportunidades entre seus pares, além da troca de conhecimentos. 

Espaço horizontal, sem hierarquias

Atualmente o grupo é composto por 32 participantes incluindo diretoria, gerência, coordenação, analistas, assistentes e estagiárias. Não há hierarquia, o espaço é horizontal e todos podem promover ações de maneira igualitária. A comunicação acontece através de canais internos e reuniões online mensais, com temas sugeridos e conduzidos pelos integrantes. O quarto encontro acontece nesta sexta-feira (25) e terá a participação da professora Dulce Maria Pereira, ex-presidenta da Fundação Palmares e uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU). 

Vetores Black
Guilherme Santos

Segundo Guilherme Santos, um dos idealizadores do Vetores Black, a ação foi inspirada no Programa Ubuntu, que é exemplo de aquilombamento e fortalecimento de lideranças negras que atuam no setor público. Para ele, estar entre os pares é uma necessidade histórica. “É um chamado, uma reconexão com nossa ancestralidade para atuar no presente. É construir esperança,  força, sonho e um futuro melhor. Espaços de aquilombamento nos permite trocar dores, curas, insights, dicas e principalmente, fortalecimento.”

Pra Guilherme, o objetivo principal do Vetores Black é fortalecer os colaboradores que se autodeclaram negros. “Acredito que não se trata apenas de uma ação para promover a diversidade, mas a inclusão e o pertencimento. Vejo o Vetores Black como um espaço que nos mostra que pessoas negras não são apenas números, pois é um espaço que nos acolhe, celebra, fortalece e mostra que não estamos sozinhos, que tem outros de nós em diferentes áreas e cargos”, completa o analista de projetos.

A solidão da pessoa negra nas organizações

Denise Silva

A gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão do Vetor Brasil, Denise Silva, explica que atuação da pessoa negra no ambiente organizacional sempre se deu de maneira solo, seja na graduação, no estágio, em programas de trainee e quanto mais evolui na carreira profissional, menos pessoas negras são observadas nesses espaços. Assim, o racismo institucional faz com que pessoas negras se sintam excluídas nas organizações e não reconheçam as suas competências.

Conforme a gestora, os Vetores Black surgiram para conectar as pessoas negras da organização e para que elas se sentissem unidas. “Damos o nome de aquilombamento, uma rede de afeto, trocas com pessoas que vivem o racismo em todos os aspectos de sua vida e precisa se fortalecer com quem sente o mesmo”, conta. “Uma iniciativa como esta apoia a pessoa negra a se sentir pertencente ao espaço em que vive. Compartilhar pensamentos e sentimentos com pessoas que tiveram a mesma jornada que a sua, proporciona trocas que reconhecem e fortalecem suas potencialidades”, enfatiza Denise.

Além de possibilitar o estreitamento dos laços de solidariedade e acolhimento, o grupo é um espaço produtivo de discussões e um lugar que concebe o fortalecimento das diversidades.Também se constitui como um ambiente formativo e de discussões teóricas que viabilizam o enriquecimento de conhecimentos e troca de aprendizados. Os participantes avaliam a experiência positivamente e compartilham como tem sido a interação. 

Ully Sant’Anna Ribeiro, analista de projetos da Unidade de Impacto de Diversidade, Equidade e inclusão
Ully Sant’Anna Ribeiro

“O grupo Vetores Black surgiu muito numa perspectiva de criar novos e mais espaços para que o time de pessoas negras do Vetor pudessem trocar, partilhar e se fortalecer. Por ser um espaço autogerido, todo mundo tem bastante liberdade para propor temas, mediar espaços e ir construindo de maneira coletiva. Acredito que a importância é justamente fazer um espaço de aquilombamento e fortalecimento coletivo.”

Claudio Clemente Lima, analista de Relacionamento com Governos
Claudio Clemente Lima

“Considero o espaço super importante, principalmente, porque consigo me conectar com integrantes de outros times e o fato de podermos trocar experiências e vivências sobre questões raciais. Fiquei muito feliz com a iniciativa. Sobre o impacto no meu trabalho, com certeza foi MUITO positivo. No meu último emprego, eu era a única pessoa negra do gabinete, vejo uma diferença absurda aqui no Vetor. Para além do número maior de pessoas, poder falar sobre nossos dilemas diários no próprio ambiente de trabalho está me ajudando. É algo grandioso demais!”

Ana Paula Matias, gerente de Projetos
vetores black
Ana Paula Matias

“A luta por igualdade racial se dá pela união do povo preto. Um espaço como esse traz um sentido de pertencimento à organização e de compreensão de que não estamos sós. É uma interação justa porque neste espaços somos quem somos, sem cargos, senioridades e isso permite sermos mais leves e autênticos e evita julgamentos. Para mim tem sido um bálsamo poder compartilhar dentro do meu espaço de trabalho experiências com pessoas negras que possuem histórias e dores similares às minhas e que estão na luta por encontrar seu espaço e lugar em um mundo ainda muito racista e heteronormativo.”

Vivianne Sousa, coordenadora de projetos da UI de Educação
vetores black
Vivianne Sousa

“Não adianta apenas atrair diversidade, é de suma importância garantir a permanência destes atores dentro das organizações que atuam com a mudança social e política na sociedade. Este espaço possibilita a sustentação de uma política de acolhimento e desenvolvimento dentro da organização e para as entregas de soluções à sociedade. O grupo Vetores Black nos fortalece e empodera a trazer inovações, criatividade e o pensamento permanente de atender e atrair outros atores negros e negras, garantir a diversidade nos espaços não apenas internamente mas também nas ações junto a gestão pública.” 

Como é a dinâmica dos Vetores Black?

A pessoa negra que entra no Vetor Brasil é convidada a fazer parte dos Vetores Black nos canais internos e das agendas de encontros que acontecem sempre na última sexta-feira do mês, com uma 1h30 de duração. O grupo é autogerido e a cada encontro uma pessoa traz um tema que tenha familiaridade e queira compartilhar com as demais.

A metodologia utilizada é a roda de conversa, o mediador ou mediadora do encontro apresenta percepções sobre o assunto e o grupo compartilha suas visões. Os participantes podem compartilhar  ações, materiais e conteúdos sobre a temática étnico-racial, possibilitando o desenvolvimento contínuo em torno das questões não apenas para os Vetores Black mas para toda a organização.  Além disso, a ação favorece o pensamento em soluções pautadas nos princípios do respeito à diversidade e na luta por uma sociedade antirracista. 

Para ajudar no enfrentamento das desigualdades sociais e promover a equidade racial, continue acompanhando nossas ações pelo site e pelas redes sociais. 

Post Anterior
Próximo Post

Programa + Líderes reúne autoridades municipais para apresentação de projetos-piloto

Programa + Líderes reúne autoridades municipais para apresentação de projetos-piloto

27/01/2023
Residente em Gestão Pública inova com projeto que contribui para uma educação de qualidade

Residente em Gestão Pública inova com projeto que contribui para uma educação de qualidade

06/01/2023
Artigo: Lei das Estatais: mudar para quê? – Joice Toyota e Rafael Leite

Artigo: Lei das Estatais: mudar para quê? – Joice Toyota e Rafael Leite

26/12/2022
Ubuntu recebe selo de Igualdade Racial de SP e está com chamada aberta para facilitadores

Ubuntu recebe selo de Igualdade Racial de SP e está com chamada aberta para facilitadores

15/12/2022
5 inspirações para gestores públicos desenvolverem suas equipes

5 inspirações para gestores públicos desenvolverem suas equipes

14/12/2022
Vetor Brasil expande atuação na área de políticas públicas de saúde

Vetor Brasil expande atuação na área de políticas públicas de saúde

06/12/2022

Menu

  • Home
  • Quem somos
  • Transparência
  • Apoie
  • Contato

Siga nossas redes sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Linkedin

Newsletter

Copyright © 2022 Vetor Brasil

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência, ou seja armazenamos dados para análise e produção de conteúdo adaptado ao seu interesse. Ao clicar em Aceitar e Fechar você concorda em armazenar cookies em seu dispositivo. Para saber mais, leia nossa
Configuração de CookiesBotão Aceitar
Política de Privacidade.

Visão geral de privacidade


Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Mas desativar alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.

SALVAR E ACEITAR